Bsb Flash

arquitetura brutalista

arquitetura brutalista

Simplicidade, praticidade e funcionalidade marcam tendência

Já ouviu falar em arquitetura brutalista? O estilo que foi muito utilizado entre as décadas de 1950 e 1960, voltou como tendência e fonte de inspiração para decoradores e arquitetos e é atualmente um dos estilos queridinhos dos profissionais.

O brutalismo é um movimento impactante, que surgiu em meados do século XX, após a destruição das cidades europeias pós-guerra. Para a reconstrução, houve a necessidade de usar materiais que priorizasse a funcionalidade ao invés da estética rebuscada.

arquitetura brutalista

Porém, diferente do brutalismo dos anos 50, que era realizado apenas para que a obra cumprisse sua função, agora, construções com esse estilo são totalmente bem acabadas e pensadas para trazer modernidade e conforto. A beleza diferenciada do brutalismo, utiliza vigas, pilares e estruturas aparentes, volumes maciços e muito concreto. Essas características são as protagonistas do estilo.

“Essa tendência está com tudo, tanto em ambientes comerciais como residenciais. O brutalismo dá ênfase em texturas e o resultado é um ambiente altamente expressivo. O interessante é que nesse estilo se aplica materiais mais resistentes”, explica Adriana Orlandi, especialista em revestimentos da Vallori Acabamentos.

arquitetura brutalista

O concreto aparente garante características urbanas marcantes. Madeira, metal e vidro também são materiais que aparecem e são bastante utilizados. Existem novos produtos de acabamentos inspirados nessa época como o microcimento, placas cimentícias que remetem o concreto aparente, texturas com a estética do aço cortein e lajotas que se assemelham com o adobe.

Em residências, a modernidade e o ar urbano do brutalismo pode ser aproveitado em todos os ambientes. Revestimentos mais rústicos, cimentícios, aço, metais, madeiras, paredes de tijolos e cores neutras deixam o ambiente simples, sofisticado e aconchegante

arquitetura brutalista

“O ideal é aproveitar os revestimentos mais rústicos, apostando no concreto e nas paredes de tijolos, por exemplo. As paredes e os revestimentos de pisos devem harmonizar muito bem com os materiais expostos, e o ideal é que estejam em cores neutras”, complementa, Adriana.

Para não deixar o ambiente sem graça ou por vezes simples demais, a diferença fica por conta do mobiliário e da iluminação. Para compor, os móveis devem apresentar um design clean e refinado, deixando de lado itens muito grandes, chamativos e pouco funcionais. A iluminação deve ser estratégica, valorizando pequenos pontos e ampliando o local. A luz natural traz ainda mais beleza ao espaço.

Agora, quer dar mais personalidade ao lugar? Aposte em pontos de luz, como objetos metalizados, brilhantes e coloridos. Tudo deve ser escolhido com muita cautela e em pouca quantidade, até para não sobrepor outros aspectos e perder as características fundamentais do brutalismo.

Para saber mais

O nome brutalismo vem do termo francês “béton brut”, em português, “concreto bruto”. Quem batizou e consolidou os ideais do estilo foi Le Corbusier, que o aplicou pela primeira vez na Unité d’Habitation na França, inaugurada em 1946.

Serviço:

Vallori Acabamentos

www.vallori.com.br

SIA Trecho 4 Lote 2000 Loja 24 – Edifício Salvador Aversa

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Atualizações Recentes

Buffet especial Dia dos Pais no Mayer Sabores do Brasil

Buffet especial Dia dos Pais no Mayer Sabores do Brasil

Casa trará Chef convidado para preparar delícias na hora Neste dia 08 de agosto, Dia dos Pais, o Mayer Sabores do Brasil trará o renomado

Homens aderem a tratamentos estéticos e abrem espaço para um presente do Dia dos Pais mais moderno e criativo

Homens aderem a tratamentos estéticos e abrem espaço para um presente do Dia dos Pais mais moderno e criativo

Aplicação de botox, preenchimentos, depilação a laser e tratamentos para rejuvenescimento são os mais procurados por eles em clínica de beleza em Goiânia A cada

Jornada Carioca de Cirurgia Plástica

Jornada Carioca de Cirurgia Plástica

Presidida por Marcelo Daher (presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-Regional Rio, começa nesta quarta (dia 4 de agosto), no Fairmont de Copacabana, a 40a

Assados do Fred

Assados do Fred – Edição especial Dia dos Pais!

No próximo dia 8 (domingo) o Assados do Fred, a maior e única parrilla de Street Food da Cidade Parque, traz uma programação gastronômica e

%d blogueiros gostam disto: