Escola de São Paulo tem método de ensino validado por neurocientista
Educação

Escola de São Paulo tem método de ensino validado por neurocientista

Teia Multicultural fica na zona oeste de São Paulo, pratica a educação lúdica, dinâmica e leve, e tem o autoconhecimento como eixo condutor do processo de aprendizagem

Inclusão, acolhimento, respeito às diferenças e às potencialidades de cada um. Com esse DNA, a Teia Multicultural pratica o ensino lúdico, dinâmico e prazeroso para conduzir o processo de aprendizagem aos alunos do Ensino Fundamental e Médio. A escola, que fica em Perdizes, zona oeste de São Paulo, investe em uma pedagogia inovadora que tem as artes, o autoconhecimento e a criatividade como eixos centrais. Por meio de uma educação horizontal, alunos e professores constroem juntos os projetos interdisciplinares com todas as áreas comuns da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, aliadas à yoga, música, artes plásticas, dança, moda, design, empreendedorismo, entre outros.

Escola de São Paulo tem método de ensino validado por neurocientista
Escola de São Paulo tem método de ensino validado por neurocientista

O método pedagógico adotado tem validação do neurocientista Fabiano de Abreu. De acordo com ele, a Teia Multicultural é a primeira escola brasileira a ter como eixo condutor o autoconhecimento e a trabalhar com diferentes inteligências e potencialidades para desenvolvimento social, emocional e cognitivo individualizado dos estudantes. “Percebo na proposta um olhar inspirador da tese das inteligências múltiplas do psicólogo cognitivo e educacional Howard Gardner, e da teoria da Inteligência emocional do psicólogo e jornalista Daniel Goleman”, argumenta o neurocientista.

Escola de São Paulo tem método de ensino validado por neurocientista

Georgya Corrêa, fundadora, idealizadora e diretora pedagógica da Teia Multicultural, conceitua que o diferencial da escola está na maneira como são trabalhados os conteúdos: “Trabalhamos de forma vivencial, com significado, projeto por projeto, nos quais os alunos aprendem na prática, desenvolvendo autonomia, pensamento crítico e as mais diversas competências e habilidades necessárias para se tornarem seres autônomos, livres, autoconfiantes e felizes”. Lucas Briquez, diretor administrativo e relações públicas da escola, completa: “incluímos e geramos senso de pertencimento em crianças e adolescentes de diferentes etnias, culturas, nacionalidades, preferências políticas e religiões, com suas peculiaridades e características singulares, sem esperarmos que todos se comportem da mesma forma ou se enquadrem em um mesmo padrão”.

Os diretores enfatizam que a escola tem uma linha humanista que explora o lado criativo dos alunos, bem como estimula-os a se descobrirem em suas potencialidades. “Priorizamos as áreas do conhecimento que fortalecem as relações e os valores humanos, que desenvolvem a criatividade, a resiliência, a força de vontade, a colaboração e outras competências tão importantes para a vida”. Para Georgya e Lucas, a Teia Multicultural planta sementes do bem, ensina a sustentabilidade, ensina o aluno a enfrentar as adversidades e a manter o equilíbrio.

Sobre Georgya Corrêa – a fundadora, idealizadora e diretora pedagógica da Escola Teia Multicultural, sócia fundadora da Edtech Asas Educação. Teve sua primeira formação como atriz de teatro, televisão e rádio, atuou como assistente de direção, coreógrafa e cenógrafa. Realizou trabalhos para o setor de RH desenvolvendo treinamentos de equipes através do lúdico. Se formou em pedagogia (São Camilo), fez extensão em neurociência (PUC), mestrado lato sensu em neuropsicopedagogia (UCAMPROMINAS), mestrado strictu sensu em currículo (PUC) e hoje é doutoranda também em educação (PUC). Como terapeuta, é formada em Constelações Familiares – Berth Relinger, é terapeuta Guidework (10 anos de formação) e tem mais de 30 anos em trabalhos e processos de autoconhecimento. Integra o GEPI (Grupo de Estudos sobre Interdisciplinaridade), participou do Currículo Global para o Desenvolvimento, do CECIP, da fundação do Instituto Politeia de Formação Democrática e foi a primeira diretora pedagógica e cofundadora da Escola Politeia. Participou do trabalho crítico realizado sobre a BNCC através do Centro de Referência em Educação Integral, que compõe o Movimento pela Base e do Grupo FEUSP/ASHOKA. É fundadora do recém lançado canal de podcast Educação4.0, é mãe de um menino e de uma jovem mulher e de um homem, também é esposa de um compositor e educador. A proposta pedagógica da Teia Multicultural foi seu TCC do curso de pedagogia e reúne as experiências que teve em uma escola na Índia, ligada ao autoconhecimento, com sua experiência como atriz, arte educadora e pedagoga e recebeu em 2016 o reconhecimento do MEC como Instituição de Referência para a Inovação e a Criatividade em educação básica do Brasil e no ano de 2017, após uma seleção mundial de escolas inovadoras no mundo, pela Education Cities no desafio Edumission (Cambridge), recebeu o título honorário de “Inovação em Interdisciplinaridade” como finalista da seleção de 10 escolas no mundo.

 

Escola de São Paulo tem método de ensino validado por neurocientistaSobre Lucas Briquez – CEO do Asas Educação e Diretor Administrativo da Teia Multicultural, escola inovadora reconhecida pelo MEC como instituição de referência para a Inovação e a Criatividade em educação básica do Brasil, e pela seleção mundial de escolas inovadoras Education Cities no desafio Edumission, onde recebeu título honorário de “Inovação em Interdisciplinaridade”. Lucas tem MBA em Marketing e Negócios Digitais pela Be.Academy, é professor de empreendedorismo, design thinker e traz um background de inovação e criatividade em modelos de negócios.