Secec seleciona OSC para o FBCB
cinema

Secec seleciona OSC para o FBCB

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) divulgou, no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira (2.7), o resultado provisório de classificação das instituições que disputam a gestão da edição 54 do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), com realização prevista para a primeira quinzena de dezembro, em formato virtual.

A comissão de seleção, formada por servidores da pasta, após análise dos projetos inscritos pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC) interessadas, deliberou pela escolha prévia da Associação Amigos do Futuro, que alcançou a maior pontuação, obtendo 15 pontos.

Pontuação

Associação Amigos do Futuro, pontuação 15.

Associação Encanteria Cultural, pontuação 14;

Associação de Educação, Cultura e Economia Criativa – AECEC, pontuação 12;

Companhia Voar Arte para a Infância e Juventude, pontuação 11;

Confira o resultado premilinar 

As demais instituições não contempladas terão prazo de cinco dias corridos para interpor recurso fundamentado, que deve ser encaminhado ao e-mail protocolo@cultura.df.gov.br. Após a divulgação do resultado final de classificação, ocorre ainda a etapa de habilitação, que consiste na verificação da documentação enviada pela OSC selecionada.

A Secec destinou R$ 2 milhões para o evento deste ano. Serão selecionados filmes de produção brasileira, de preferência inéditos, entre curtas e longas-metragens da Mostra Competitiva Oficial e a Mostra Brasília. A OSC selecionada após o resultado definitivo deverá incluir, na programação, mostras paralelas, rodas de conversas, atividades formativas e cerimônias de abertura e encerramento.

O resultado final do chamamento público será publicado no DODF e no site da Secec. Acompanhe nossos canais institucionais e fique por dentro desse e de outros editais da pasta.

MEMÓRIA DO FESTIVAL

“Baile Perfumado” lançado no FBCB

Patrimônio cultural do Distrito Federal, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é o mais antigo encontro dedicado ao cinema nacional no Brasil. Realizado anualmente, é prestigiado por oferecer ambiente de encontro e conversas e participação de apreciadores e críticos – agentes responsáveis pela manutenção do audiovisual no país.

 

O evento nasceu em 1964, por meio da iniciativa do historiador e crítico Paulo Emílio Sales Gomes, responsável pelo primeiro curso superior de cinema da Universidade de Brasília. Até 1967, o encontro era intitulado “Semana do Cinema Brasileiro”. Em 2007, recebeu o registro de Patrimônio Imaterial pelo Governo do Distrito Federal. Este ano, o festival chega a sua 54º edição.

De grande prestígio, o Festival se tornou um medidor de lançamento dos melhores filmes nacionais, revelando atores, técnicos e espectadores. O Júri Popular, manifestação da opinião do público sobre os filmes, fez de Brasília a plateia mais crítica e participativa do país.